Dicas de Carreira / SomenteElas - Curriculos e vagas no feminino
  • Algumas dicas para ajudar alavancar sua carreira

    . Trabalhe o autoconhecimento - São poucos profissionais que investem nesse quesito, mas conhecer a própria essência e ter controle sobre as reações perante aos obstáculos e desafios impostos ao longo dos dias, pode fazer a diferença na hora de procurar um novo emprego.

    . Acompanhe canais de carreira no Youtube - Existem diversos canais presentes no Youtube que possuem conteúdo importantes para alavancar a carreira. O canal da Endeavor é um deles (www.youtube.com/endeavorbrasil) e, também, o canal Na Prática (www.youtube.com/napratica.br), tratam de temas importantes para embasar reflexões sobre carreira.

    . Faça cursos online - Estudar nunca é demais. A internet está aí para oferecer de maneira acessível e cômoda com os cursos online. Coursera e a Universidade da Califórnia dão acesso fácil a técnicas de aprendizagem de valor inestimável.

    . Aprenda novos idiomas -  Em um mundo tão globalizado, falar outros idiomas representa uma vantagem competitiva no mercado de trabalho além de proporcionar a oportunidade de interagir e entender outras culturas.

    . Leia sempre - Além de adquirir conhecimento, a leitura permite que o seu vocabulário seja ampliado e haja mais clareza no pensamento.

    Créditos: Mundo RH.

  • Dicas de como se preparar para uma entrevista

    1. Prepare a memória!! alguns dias antes é bom relembrar e anotar os momentos mais importantes da vida profissional, já que isso pode ser questionado durante a entrevista. Alem de não esquecer nada relevante, esse plano é uma forma de deixar a situação mais confortável, ja que você se preparou para falar sobre o assunto.

    2. E para quem não tem experiência profissional? - Alguma coisa que você já fez durante a vida pode ser válida nesse momento: um trabalho na escola, alguma ação voluntária, ou memso uma atividade em grupo.

    3. Estruture bem suas falas! Durante uma entrevista de emprego, a sinceridade deve ser mantida acima de tudo. Uma dica valiosa durante a conversa é sempre terminar as falas contando algo positivo, por exemplo: não finalize dizendo que você foi demitido ou que o projeto proposto no antigo emprego não foi aceito, já que isso pode fazer que o entrevistador questione os motivos.

    4. Perguntas inesperadas: Muitos locais ousam na entrevistta de emprego e acrescentam perguntas inesperadas. É uma forma de ver como o entrevistado age em situações imprevisíveis. Algumas perguntas podem exigir raciocínio lógico, e a dica é usar o seu repertório e a sua lógica, para elaborar a resposta, mesmo que ela não esteja correta. Mostre como chegou a tal conclusão. Nessas horas, outro conselho é evitar mostrar que não sabe qual resposta dar; apele para o bom humor, se necessário.

    5. Pesquise antes sobre o local que pretende trabalhar: o entrevistador gostará de saber se você se encaixa no perfil da empresa e se compartilha dos mesmos valores. Tendo esse repertório, você conseguirá esclarecer as principais ideias que podem ser associadas àquilo que o local procura.

    6. Leve referências: talvez o entrevistador peça o contatos de pessoas com quem você trabalhou anteriormente, (como forma de saber mais sobre você). Ja deixe essas informações preparadas para passar na hora da entrevista.

    7. Nao esqueça da gentileza e educação ! Pode parecer bobo, mas é preciso sempre lembrar o quão é importante é ser gentil e educado do início ao fim: ao chegar no local da entrevista, durante ela e no final e mostrar essas qualidades não apenas para o entevistador, mas para todos.

    8. Atenção: Rede Sociais ! Entre as dicas para entrevista de emprego, essa é aquela que deve ser levada para todos os momentos: cuidado com suas postagens e compartilhamentos nas redes sociais. Antes de qualquer processo seletivo, muitas empresas checam os perfis de usuários dos interessados na vaga.

    9. Chegue no horário; Escolhas das roupas... Dicas básicas ! Não se esqueça daquelas dicas básicas, mas que são essenciais durante uma entrevista de emprego: chegue no horário combinado; não exagere no perfume e atente-se à roupa, escolhendo uma que condiz com o perfil da empresa; não mexa no celular durante a entrevista, e lembre-se de deixá-lo no modo silencioso.

    10. Seja você mesma ! Além de dizer a verdade e manter contato direto com o entrevistador (olhando nos olhos dele), seja você mesma acima de tudo ! Sua individualidade é que vai marcar quem você é nesse momento e revelar características que podem interessar quem está contratando.

    Créditos:  MSN Brasil.  

    As previsões do Fórum Econômico Mundial sobre o futuro do trabalho / Janeiro-2018

    a tecnologia e as mudanças políticas e sociais sempre impulsionaram transformações no ambiente e na relações de trabalho. No entanto, as recentes mudanças têm acontecido de forma cada vez mais rápida. Em muitas indústrias e países, algumas das principais ocupações ou especialidades de hoje não existiam há 10 anos ou mesmo há cinco anos. Atendência é que a velocidade das transformações só aumente. Estudos apontam que 65% das crianças entrando no primário hoje ,estarão trabalhando em uma função completamente nova no futuro, que não existe atualmente. como acompanhar essas mudanças e continuar no mercado de trabalho? O primeiro passo é entender as transformações pelas quais o mundo está passando e também as tendências que estarão por vir. Um exemplo de emprego que deve se tornar obsoleto, de acordo com o estudo, é o da área de Atendimento ao Consumidor - por conta do crescimento no uso da tecnologia móvel como canal de relacionamento com o cliente. Por outro lado, deve haver um ganho de 2 milhões de empregos nas áreas relacionadas à Computação e Matemática e Engenharia e Arquitetura. Nesse sentido, o relatório do Fórum Econômico Mundial aponta duas atividades que deverão ter destaque e uma demanda cada vez maior no mercado: Analista de Dados: as empresas precisarã de especialistas para orgazinar e interpretar a quantidade (cada vez maior) de dados disponíveis em relação ao negócio, ao mercado e clientes. Vendedores especializados: as empresas precisarão de profissionais especializados para poder se posicionar no mercado de forma estratégica, conseguindo atrair públicos específicos - seja para se destacar da concorrência, para apresnetar com eficiência, inovações ao mercado, ou as duas coisas ao mesmo tempo. O Mia importante é ficar atenta as novidades da era digital, não ficando de fora de toda mudança tecnológica.