Guia para gravar vídeo currículo / SomenteElas - Curriculos e vagas no feminino
  • Como e onde gravar:
    1. Antes de qualquer ação: Estude o seu “roteiro” (neste caso as suas qualificações profissionais). De maneira alguma vá para a frente da câmera sem saber o que dizer. Um dos pontos-chave para se sentir à vontade diante da câmera é dominar o que tem a dizer. Então, prepare-se!
    2. Cuide do seu aspecto físico: Capriche no visual (sem exageros). Quanto mais clean, melhor! Cabelo arrumado, roupas adequadas. O ideal é conhecer a empresa, fazendo uma pequena pesquisa já é possível ter esta informação a fim de não fugir do contexto.
    3. Cenário: De preferência um ambiente formal – sala de estar, escritório são bons exemplos. Mas, você pode fazer em qualquer espaço desde que tenha conexão com a sua mensagem (obviamente, cozinha, lavanderia ou shoppings, locais com muito movimento, NÃO!). O ambiente precisa ser silencioso e organizado.
    4. Nitidez de imagem: Iluminação. Um ambiente bem iluminado é essencial!
    5. Dados descritos no vídeo: Na edição do seu vídeo, é importante deixar em destaque o seu nome e dados para contato (email e telefone, por exemplo) – logo abaixo do seu queixo, no enquadramento.
    6. Postura: Seu corpo fala. Portanto, mantenha uma postura de confiança, não-mecânica, não se deixe intimidar pelo momento ou o que “tem” que transmitir, seja natural de maneira adequada. Lembre-se de manter um tom e volume de voz adequados.
    7. Linguagem: é bom lembrar que este tipo de apresentação é mais visada e você estará sendo avaliado, inclusive nos vícios de linguagem e erros de português. Então, preste muita atenção!
    8. Tempo do vídeo: Especialistas apontam que este tipo de vídeo não deve durar mais 1 ou 2 minutos. Os segundos iniciais são os mais importantes, pois é neste momento que o selecionador está propenso a te ouvir, e será esta mensagem inicial que fará com que o mesmo prenda a sua atenção ao restante do vídeo, por mais sucinto que seja.
foto
  • O que gravar:
    1. Lembre-se de se apresentar: Diga o seu nome completo e a sua idade (ou data de nascimento)
    2. Mencione sua formação acadêmica, experiências profissionais, os conhecimentos que você tem e que são relevantes para a função que está pleiteando.
    3. É importante informar os seus objetivos, competência e os resultados de destaque da sua carreira.